Lamentamos mas o evento terminou.
Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.
VER MAIS EVENTOSO Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Ciclo de Conferências "Arquitetura: O Sonho da Realidade", por Nuno Sampaio, a realizar-se nos dias 15 de abril, 16 de maio, 26 de junho e 2 de julho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Sinopse
A Arquitetura, seja enquanto arte ou técnica, representa a capacidade humana de moldar o espaço e transformar o território, influenciando diretamente a vida daqueles que nele habitam. Como afirmava Paulo Mendes da Rocha, “um dos paradigmas da arquitetura é evitar o desastre” — um testemunho do seu papel essencial na construção de um ambiente mais seguro, funcional e inspirador.
A Arquitetura pode ser a expressão de um ideal, de um tempo, de um movimento e até de um sonho. No universo da arquitetura de língua portuguesa, a interação entre Brasil e Portugal gerou diálogos e trocas que resultaram em abordagens singulares e inovadoras. Essa relação construiu pontes entre dois continentes, promovendo um intercâmbio contínuo de ideias e consolidando uma produção arquitetónica que reflete tanto a identidade própria de cada país quanto as influências partilhadas ao longo da história.
Programa
1.ª SESSÃO — 15 DE ABRIL
Arquitetura Portuguesa, uma retrospetiva de 50 Anos em Democracia
2.ª SESSÃO — 16 DE MAIO
Arquitetura Brasileira: uma viagem por 100 Anos do Moderno ao Contemporâneo
3.ª SESSÃO — 26 DE JUNHO
Mapas de arquitetura contemporânea, um ativo estratégico de Portugal
4.ª SESSÃO — 2 DE JULHO
Lucio Costa: Brasília e a Cidade de todos os sonhos
Biografia
Nuno Sampaio é arquiteto, licenciado no Porto e mestre pela Universitat Politècnica da Catalunya. Foi professor convidado do mestrado La Grand Escala na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona - ETSAB. Fundou em 2000 o ateliê Nuno Sampaio Arquitetos, foi vice-presidente da associação Trienal da Arquitectura de Lisboa e presidente da Estratégia Urbana – Laboratório de Inovação de Arquitetura e Cidade. É, desde 2014, o diretor-executivo da Casa da Arquitectura, onde assume a direção, programação e curadoria da instituição que é hoje o Centro Português de Arquitetura.