AS 8 SAPATILHAS RETRO QUE COMBINAM COM TUDO NO TEU GUARDA-ROUPA
As sapatilhas retro tornaram-se a rainha da nossa coleção de sapatilhas devido à sua beleza e porque são intemporais: nunca passarão de moda.
01.
Nike Blazer Low
________________
Nike Blazer, seja na sua versão boot ou na sua versão low, destaca-se pelo seu design minimalista, o que o torna versátil, intemporal e muito fácil de combinar com praticamente todas as roupas que tem no teu guarda-roupa.
Originalmente criada como uma sapatilha de basquetebol em 1973, a Nike continua a lançar versões da sapatilha clássica. Ao longo dos anos, as Nike Blazer transcenderam vários mercados, incluindo o skate e, mais recentemente, o sector do luxo. Os modelos de edição limitada com a Supreme, a Comme des Garçons e a marca Off-White de Virgil Abloh elevaram a sapatilha com quase 50 anos a novos patamares. Sem dúvida, uma silhueta intemporal.
02.
Adidas Samba
______________
Sem dúvida, o adidas Samba é o modelo de ténis mais proeminente de 2023. Quando se pensa em sapatilhas adidas, há duas silhuetas que vêm à mente: as Stan Smith e as Superstar. Ambos os modelos têm uma forte presença no guarda-roupa contemporâneo, tanto de mulheres como de homens.
Logo abaixo destes dois pesos pesados, no entanto, estão as adidas Samba, uma sapatilha que tem sido um elemento básico no alinhamento da marca de banda tripla há mais de 70 anos. E, nos últimos meses, foram estes ténis que apareceram consistentemente nos pés de algumas das pessoas mais elegantes do mundo.
New Balance
Sapatilhas casual 327
03.
New Balance 327
______________
Anunciadas como “as derradeiras sapatilhas de estilo de vida”, as New Balance 327 são inspiradas nas sapatilhas da década de 1970, especificamente as New Balance 320 (1976), as New Balance 355 (1977) e as New Balance SuperComp (1977). Sim, são umas sapatilhas contemporâneas, mas feitas a partir de clássicos. Daí o seu espírito retro.
A construção padrão da silhueta consiste em: sobreposições de camurça de pele de porco em bases de nylon, logótipos “N” laterais de grandes dimensões e solas de borracha agressivas com presilhas. As versões especiais do modelo utilizaram gáspeas em pele de primeira qualidade, bem como ferragens em metal.
A New Balance 327 está disponível em todo o tipo de cores, mas se quiser acentuar o look retro, opte pelo branco.
04.
Jazz Court Saucony
______________
A criação da sapatilha Jazz levou a Saucony de volta à sua ambição original de produzir o melhor calçado do mundo. O Jazz, uma silhueta clássica de corrida de cano baixo, foi declarado o sapato de corrida de “melhor qualidade” da década de 1980 e é um testemunho da qualidade que continua a ser o modelo mais cobiçado da Saucony atualmente.
Hoje em dia, estas sapatilhas deixaram para trás o seu espírito de corrida e tornaram-se numas sapatilhas clássicas para usar no dia a dia.
05.
Nike Pegasus 89
______________
As Nike Air Pegasus 89 são um dos ténis de corrida mais populares da empresa, e este ano é lançado o 40º modelo da série que começou em 1983. Sem dúvida, um dos modelos mais históricos da Nike.
A Nike Pegasus 89 foi lançada no mesmo ano e foi um par histórico na sua época: esta sapatilha em particular foi actualizada com uma parte superior ultra-suave e respirável que assenta como uma luva, uma entressola Nike Air, uma sola exterior de borracha e uma parte superior em malha/couro.
06.
adidas Superstar
_____________
Sem dúvida, as sapatilhas mais antigas desta lista. As adidas Superstar foram lançadas pela primeira vez em 1969, há mais de 50 anos. Desde então, a silhueta tornou-se uma das favoritas no campo e uma força poderosa em várias subculturas, tanto nos EUA como em todo o mundo.
Apelidadas de “shell tops”, “shell shoes” ou “shell toes” devido à sua icónica biqueira de borracha em forma de concha, as Superstar têm sido consideradas uma das principais influências no surgimento da cultura moderna de ténis. No entanto, embora a sua relevância atual esteja profundamente enraizada no estilo de vida e na cultura da moda, a sua história começou num domínio muito diferente em 1969.
Voltando às suas origens, a adidas apresentou as Superstars em 1969 como o derradeiro calçado desportivo. Foram concebidas para revolucionar e mudar completamente a indústria do calçado de basquetebol. Mais de cinco décadas depois, tornaram-se num ícone que reina supremo nas ruas de todo o mundo.
07.
ASICS GEL-Kayano 14
__________________
É provável que o design desta sapatilha te pareça ultra-moderno e zero retro. Mas vamos dar-te uma confirmação: as ASICS Gel-Kayano 14 não só têm mais de 15 anos - um mundo para os tempos da moda - como pertencem à geração de sapatilhas retro que estão absolutamente em tendência: as sapatilhas de corrida da primeira década dos anos 2000.
Todas as grandes marcas de calçado precisam de um estilo icónico, um favorito de confiança dos fãs cujo apelo se mantenha firme, independentemente dos ventos de cauda da moda. A Nike tem as Dunk. A Adidas tem as Samba. A New Balance tem os 990. Para a ASICS, a marca japonesa de vestuário desportivo fundada em 1949, é as Gel-Kayano 14 e, apesar do seu longo e sinuoso caminho até ao topo, é um dos mais populares no mercado neste momento.
08.
Nike Blazer Mid
____________
Conheces estas sapatilhas? Sim, começámos esta seleção de sapatilhas retro com as Nike Blazer Low, e agora terminamos com as Nike Blazer Mid. São irmãs, mas também são diferentes: o facto de este modelo ter uma parte superior mais alta faz com que tenhas de as usar com calças diferentes das que usaria com as Nike Blazer Low. Especificamente, estas Nike Blazer Mid combinam muito bem com as tuas calças cónicas ou slim fit.
As Nike Blazer Mid são as terceiras sapatilhas que a Nike lançou no mercado há meio século, mas atualmente estão mais na moda do que nunca, e é isso que significa um bom design.