UM GUIA PRÁTICO PARA ESCOLHER O TEU RELÓGIO DESPORTIVO
Revemos e analisamos as características e funcionalidades oferecidas pelos relógios desportivos atuais para tomarmos a melhor decisão de compra.


Os relógios desportivos tornaram-se dispositivos essenciais para qualquer atleta. Graças aos avanços tecnológicos, estes relógios estão a tornar-se cada vez mais sofisticados nas suas funções e programas, ao ponto de serem quase como um treinador pessoal.
Atualmente, existe uma vasta gama de relógios eletrónicos que nos acompanham na nossa atividade física. Mas, para escolher o modelo mais adequado para nós, devemos ter em conta uma série de características específicas.
01.
A legibilidade do visor
______________________________________________
O ecrã é um aspeto fundamental. Como se trata do nosso primeiro relógio desportivo, a interface oferecida pelo dispositivo deve ser fácil de utilizar e de compreender, e permitir-nos percorrer os menus com agilidade. O tamanho do ecrã é outro fator a considerar, bem como as cores e o brilho. Todos estes aspetos devem oferecer uma legibilidade confortável, tanto em estática como em movimento.




02.
O manuseamento deve ser fácil e simples
______________________________________________
Da mesma forma, a interface deve permitir-nos configurar e personalizar - na medida do possível - os menus a nosso gosto. Desta forma, podemos visualizar rápida e facilmente os dados que desejamos, por exemplo, o ritmo a que corremos, os quilómetros percorridos ou as calorias queimadas durante a atividade. Aprender as principais funções do relógio deve ser fácil.
03.
A bateria, chave em função da utilização
______________________________________________
A bateria é outro aspeto decisivo na escolha do nosso relógio desportivo. Temos de nos informar sobre a autonomia do aparelho nos seus diferentes modos, ou seja, com o GPS no seu modo de precisão máxima, com o GPS desativado, com o monitor de frequência cardíaca em funcionamento 24/7, etc. Dependendo do tipo de desporto que praticamos, precisaremos de mais autonomia.




04.
Analisar os dados de que necessitamos em função da atividade.
______________________________________________
Entre as principais funções de um relógio estão as medições que fornece ao atleta. Assim, devemos certificar-nos de todos os parâmetros que pretendemos obter: ritmo de corrida, ritmo médio, monitor de frequência cardíaca, altímetro, registo diário de atividades, treino intervalado, etc.
05.
Conectividade para transformar o dispositivo em muito mais do que um relógio
______________________________________________
Atualmente, a grande maioria dos relógios de desporto pode ligar-se a sinais Bluetooth e Wi-Fi. Esta função permite que o relógio se ligue a uma aplicação para smartphone, que normalmente é fornecida pelo próprio fabricante. Com um relógio sincronizado, é possível até receber e-mails, WhatsApp ou chamadas no próprio ecrã do relógio.




06.
Cartografia, uma necessidade para os mais aventureiros
______________________________________________
Para alguns desportos ao ar livre, a função de cartografia pode ser muito útil para visualizar mapas. Alguns aparelhos permitem o carregamento de itinerários na memória do relógio. No entanto, é de notar que esta função de cartografia aumenta significativamente o preço do produto.
07.
Funções avançadas
______________________________________________
Se quiser um relógio topo de gama, mesmo que seja o seu primeiro relógio desportivo, existem relógios com funções avançadas que oferecem características como a análise do sono, electrocardiogramas ou pagamento sem contacto.


Outros aspectos
__________________________________________
Para além do desempenho do relógio enquanto dispositivo eletrónico, devem ser tidos em conta outros aspetos físicos.
Tamanho do relógio. As dimensões e o peso do dispositivo são importantes para poder usá-lo confortavelmente na nossa atividade desportiva.
Estilo do relógio. Se quisermos usá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana, devemos procurar um relógio com uma estética de estilo de vida, e não um design exclusivamente desportivo.
Materiais. Se vamos praticar desportos em ambientes de montanha, por exemplo, trail running ou BTT, precisamos de um relógio muito mais resistente do que se praticarmos desportos mais urbanos.
Resistência à água. Se um dos desportos que queremos praticar é natação ou triatlo, devemos ter em conta a sua resistência à água e submersibilidade.
Os melhores relógios desportivos
__________________________________________