GoldNutrition
O QUE SÃO SUPLEMENTOS DESPORTIVOS E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS NO TREINO?
Conhecer a nutrição essencial e os suplementos desportivos ajuda os atletas a obter as calorias certas para melhorar o seu potencial de treino.


Importante: consulte sempre o seu médico nutricionista para saber qual o produto mais adequado às suas necessidades e objetivos.
Os suplementos desportivos são benéficos para os indivíduos que treinam para equilibrar a dieta nutricional que estão a tomar, reduzindo as deficiências em nutrientes essenciais e reforçando o potencial global do corpo para obter o seu melhor desempenho. É essencial consultar um nutricionista ou treinador sobre a ingestão adequada para cada indivíduo.
Conhecer os suplementos nutricionais e desportivos essenciais ajuda os atletas a obter as calorias certas para melhorar o seu potencial de treino. Tomar estes suplementos sem manter um teor suficiente de água no corpo não tem qualquer valor, uma vez que a água é a melhor fonte de hidratação.
Os atletas necessitam de mais calorias do que uma dieta diária para efectuarem treinos intensos e melhorarem o seu desempenho. Fornecer ao corpo a composição necessária de micro e macronutrientes aumenta o nível de energia dos atletas e melhora o seu desempenho.
O que são os suplementos desportivos?
Os suplementos desportivos são produtos que melhoram a nutrição e que tratam ativamente as carências nutricionais dos atletas.
Quer seja um atleta sério à procura de uma vantagem competitiva ou não e queira tirar mais partido do seu regime de exercício, pode ter-se perguntado se vale a pena tomar suplementos nutricionais desportivos.
Os suplementos nutricionais desportivos incluem pós, comprimidos, bebidas e barras destinados a melhorar o desempenho atlético de alguma forma, normalmente através da construção muscular, do aumento de energia, da melhoria da resistência ou da perda de peso.
A eficácia de alguns suplementos desportivos, como as proteínas, a creatina e a cafeína, é bem conhecida e apoiada por estudos sólidos.
Quais são os benefícios da suplementação desportiva?
Os atletas enfrentam deficiências nutricionais, quer devido à falta de uma dieta equilibrada, quer devido a enzimas fracas que não os podem ajudar a decompor os micronutrientes naturais presentes no corpo.
Estes auxiliares ergogénicos ajudam a reforçar a composição nutricional do organismo com nutrientes suficientes, como vitaminas e minerais, para ganhar músculo, ajudar a perder peso, aumentar a hidratação do organismo e aumentar o nível de energia do organismo.
Os suplementos desportivos são capazes de dar aos atletas um impulso físico ou psicológico durante o treino e a competição e são produzidos numa variedade de formatos. Desde proteínas e creatina em pó a géis e gomas de cafeína e hidratos de carbono, os suplementos de desempenho são vendidos em todo o mundo a atletas profissionais e de fim de semana.
Algumas destas vantagens são: maior resistência à fadiga, maior desempenho técnico e de sprint, maior potência e força muscular, maior repetibilidade do sprint e melhor tempo de reação.


Proteína
Os suplementos proteicos são fabricados a partir de proteínas de origem láctea ou vegetal. São frequentemente vendidos sob a forma de pós que podem ser misturados com água, leite, substitutos do leite ou outros líquidos. Uma vantagem importante dos suplementos proteicos é a sua conveniência. Por exemplo, é mais fácil e mais rápido beber um batido de proteínas depois do treino do que preparar uma refeição.
Para o treino de resistência, os estudos demonstraram que os suplementos proteicos podem ajudar a aumentar a produção muscular e a diminuir a dor e a fadiga muscular após o treino.
As proteínas em pó à base de leite, como o soro de leite e a caseína, são populares pela sua elevada concentração de determinados aminoácidos essenciais que estimulam o crescimento muscular. No entanto, as proteínas em pó à base de leite podem não ser adequadas para pessoas alérgicas ao leite ou que seguem dietas veganas. Nestes casos, é preferível utilizar proteínas em pó à base de soja ou de ervilha.
A proteína de soro de leite é rica em leucina, o aminoácido essencial necessário para a reparação muscular, e é digerida rapidamente para ajudar na reparação muscular após a atividade. A proteína de soja é digerida a um ritmo semelhante e também tem um perfil de aminoácidos completo.
Creatina
O monohidrato de creatina, mais conhecido como creatina, é uma substância orgânica envolvida na produção de energia para as contracções musculares. Embora a creatina possa ser obtida a partir de fontes alimentares como a carne ou o peixe, algumas pessoas podem ter dificuldade em obter creatina adequada apenas a partir dos alimentos para otimizar o seu desempenho atlético.
Um suplemento desportivo popular, a creatina artificial está disponível em pó ou em comprimidos e em barras energéticas e misturas de bebidas. Estudos indicam que os suplementos de creatina podem aumentar a massa muscular magra, a força e o desempenho no exercício. De acordo com a Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva (ISSN), a creatina é segura nas doses recomendadas e não tem efeitos nocivos a longo prazo.
Quando tomar: antes ou depois do treino? As doses podem ser divididas em até quatro vezes por dia. No entanto, é normal concentrá-la numa dose única 30 a 60 minutos antes da atividade. O nível máximo de creatina no sangue é atingido uma hora após a ingestão.


GoldNutrition
Creatina Monohidratada - 200 g


Cafeína
Outra substância que tem sido objeto de investigação forte e consistente, demonstrando efeitos positivos no desempenho do exercício, é a cafeína. O consumo de cafeína antes da atividade física pode ajudar a retardar o esgotamento dos hidratos de carbono utilizados durante o exercício, melhorando a resistência. Outros potenciais benefícios da cafeína incluem o aumento da força, a redução da fadiga e a melhoria da disposição durante o exercício.
Os especialistas alertam para o facto de os benefícios da utilização da cafeína para melhorar o desempenho atlético poderem não ser perceptíveis se uma pessoa consumir regularmente bebidas com cafeína. O consumo de mais de 400 mg de cafeína por dia não é seguro e não produzirá qualquer benefício adicional.
Outros suplementos
O colagénio tornou-se um suplemento popular para pessoas com uma grande variedade de objectivos de saúde, fitness e beleza. Ajuda a estruturar os ossos, ligamentos, tendões, articulações, músculos, cabelo, pele, unhas, olhos, vasos sanguíneos e intestinos.
Devido ao seu papel nos tecidos que formam as articulações e os músculos, o colagénio tornou-se um alimento básico para os atletas. É também importante notar que a produção de colagénio diminui naturalmente com a idade, pelo que a toma de suplementos é particularmente benéfica para aqueles que desejam manter um elevado nível de saúde e boa forma física ao longo da vida.
Os hidratos de carbono são essenciais se quiser continuar a melhorar o seu desempenho desportivo. São a nossa fonte de energia mais rápida. É por isso que a maioria dos atletas de resistência utiliza um método de abastecimento à base de hidratos de carbono. A regra geral é que os atletas de resistência precisam de 30 a 60 gramas de hidratos de carbono por hora após 60 a 90 minutos de exercício. Muitos atletas optam por bebidas em pó, géis, mastigáveis e outros suplementos especificamente formulados para fornecer a energia de que os fanáticos por resistência precisam quando estão em movimento.


Prozis
Whey Protein & Oats 80 g
Victory Endurance
Gel Energético Carb-o-Boos