Quais as vantagens de ter um sofá cama
O sofá-cama é um dos móveis mais populares e tradicionais nas nossas casas. No entanto, e apesar de ser, quase sempre uma ótima escolha, poderá não ser sempre a escolha ideal.


Se por um lado os sofás-cama podem facilitar muito a nossa vida, especialmente a nível de convivas inesperados para dormir, por outro, não são sempre o ideal, quer para pessoas, quer para algumas situações.
Por isso existem outros dois tipos de móveis, em um que podem atender melhor às suas necessidades e estilo.
O QUE É UM SOFÁ-CAMA?
Um sofá-cama é uma peça de mobiliário versátil e muito funcional uma vez que pode ser adaptado e funcionar como sofá onde as pessoas se podem sentar e também pode ser transformado em cama, sempre que seja necessário deitar um convidado ou familiar, se não tiver um quarto de hóspedes para receber as suas visitas.
Existem várias gamas e modelos de sofás-cama, desde os mais simples aos mais sofisticados, com uma vasta paleta de cores, diferentes tipos de estrutura e formas de conversão, apresentando modelos com os colchões embutidos, outros em que é a própria almofada do sofá que se transforma em colchão ou ainda outros que apresentam o colchão separado e que poderá guardar quando não estiver em uso.
Para saber se esta é a solução certa para si veja quais as vantagens e desvantagens dos sofá-cama.
VANTAGENS DO SOFÁ-CAMA
As principais vantagens de um sofá-cama podem resumir-se em:
- Uma solução económica e flexível
O sofá-cama é uma das peças mais flexíveis que podemos ter em casa, visto poder ser facilmente convertido em cama em situação planeada ou de emergência. Desta forma, podemos também poupar algum dinheiro, investindo apenas em uma peça que consegue cumprir duas funções: de assento na sua sala e de cama, sempre que seja necessário. - Economiza espaço
O sofá-cama é a opção ideal para quem tem apartamentos pequenos. Com uma única peça, consegue sempre acomodar os seus hóspedes, sem necessitar de sacrificar outra divisão da sua casa para transformá-la em quarto de hóspedes apenas para situações ocasionais, ou usá-lo num escritório que rapidamente poderá transformar em quarto de hóspedes, caso seja necessário. - Adaptável a qualquer estilo
Atualmente existe uma grande variedade de sofás-cama, com diferentes tamanhos e de diferentes materiais, o que torna mais fácil adquirir um que se adapte ao estilo e ambiente da sua sala, sem comprometer a decoração da sua casa.
No entanto, esta opção apenas se justifica se realmente sentir a necessidade de ter uma peça com estas duas funções, pois os sofás-cama também têm algumas desvantagens, como poderemos ver em seguida.
- (Des) Conforto
Embora muitos sofás-cama modernos tenham melhorado muito a nível de conforto, muitos continuam ainda a ser menos confortáveis do que uma cama e, alguns, até menos confortáveis do que os sofás convencionais. Por isso, antes de comprar um sofá-cama, certifique-se que escolhe um modelo com colchão de boa qualidade e uma boa e sólida estrutura.No entanto, se pretende um sofá-cama para ser utilizado diariamente ou com bastante frequência, deve ter em conta que um sofá-cama com um bom colchão e estrutura, estes podem ser mais dispendiosos do que um sofá convencional.
- Durabilidade
O uso frequente das duas funções de um sofá-cama pode levar a um maior e mais rápido desgaste do que os de um sofá convencional. - Dificuldades de utilização
Em alguns casos, poderão surgir algumas dificuldades na abertura e fecho de alguns sofá-cama, por isso, vele também levar esta situação em linha de conta.
Dicas finais para a escolha do seu sofá-cama
Agora que já está bem informada, faça a escolha certa: se procura um sofá confortável que se possa transformar em cama esporadicamente, opte por um modelo que priorize a qualidade do sofá. Se, por outro lado, pretender um sofá-cama que seja utilizado como cama com alguma frequência, preocupe-se mais com a escolha de um modelo com um bom colchão.