Cuidados com móveis de exterior

Vista

Seguindo estas recomendações, poderá manter os móveis de exterior em perfeitas condições durante a época mais fria do ano.


Proteger os móveis no inverno Proteger os móveis no inverno


Com a chegada do outono, é necessário ter alguns cuidados com móveis de exterior para que sobrevivam ao inverno em bom estado. Prepará-los e protegê-los devidamente é necessário para aumentar o tempo que duram.

Estes móveis foram, na sua maioria, concebidos ou tratados para resistir à humidade e às temperaturas extremas. No entanto, se, durante o verão, os móveis são obrigados a suportar altas temperaturas e estão expostos à luz do sol, no inverno estão sujeitos ao frio, à geada, à chuva e ao vento. Por isso, e sempre em função do material de que são feitos, requerem cuidados específicos para evitar a sua deterioração. Desta forma, permanecerão em bom estado de conservação e poderão voltar a ser utilizados, assim que regressar o bom tempo.

1. LIMPAR E SECAR MUITO BEM


Antes de cobrir ou guardar os móveis de exterior, estes devem ser cuidadosamente limpos. Qualquer elemento deste tipo de mobiliário pode ser lavado com água e detergente neutro, desde que não contenha substâncias agressivas. Em caso de zonas muito sujas ou manchas muito incrustadas, pode ser usada uma máquina de hidro-limpeza.

Seja qual for o lugar, é importante que toda a humidade seja retirada antes de os móveis serem guardados ou cobertos, a fim de prevenir a criação de fungos ou a proliferação de bactérias nas superfícies e nos orifícios.

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos

2. COBRIR OS MÓVEIS COM CAPAS E TAPÁ-LOS BEM


Uma vez limpos e secos, recomenda-se tapar os móveis com capas e toldos adequados ao seu tamanho ou ao conjunto do mobiliário, no caso de mesas e cadeiras, por exemplo. O mobiliário deve ser coberto na totalidade, até à base, incluindo os pés. A proteção deve ser resistente e repelente da água para poder suportar a chuva e inclusivamente a neve.

As capas devem também ser respiráveis para evitar a formação de fungos ou de mofo por baixo da lona, já que estes organismos podem aparecer, mesmo sendo muito cuidadoso na desumidificação dos materiais. A capa escolhida deve poder ajustar-se na parte inferior dos móveis com elásticos ou cordões a fim de impedir que as gotas de chuva salpiquem do chão e se infiltrem.

3. GUARDAR EM ZONAS DE ARRUMAÇÃO


Se tiver um armário, um telheiro, uma garagem, uma cave, um abrigo de jardim ou qualquer outra zona coberta para arrumação, o mais prático e seguro é guardar as almofadas, os guarda-sóis e, em geral, quaisquer elementos de tecido ou com partes têxteis nestas zonas secas durante os meses do outono e do inverno. Convém lavar e secar bem os tecidos de exterior antes de os ‘hibernar’. Se tiver espaço suficiente, recomenda-se também que guarde em zona coberta os móveis que se possam dobrar ou empilhar, já que aí ficarão mais protegidos do que ao relento.

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos
  • 149

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos
  • 399

4. CUIDADOS COM OS MÓVEIS ESPECÍFICOS DE ACORDO COM O MATERIAL


Cuidados com os móveis de madeira

Tratar a madeira não é tarefa fácil. A madeira, seja ela teca, acácia ou qualquer outra madeira de exterior, é um dos materiais que mais atenção requer para se manter em perfeitas condições. É necessário evitar que se abram gretas e prevenir o aparecimento de fungos e insetos xilófagos. Antes de tapar ou guardar o móvel, e depois da limpeza com água, detergente e uma escova suave, convém deixá-lo secar, lixar suavemente e aplicar uma ou duas camadas de óleo de linhaça ou óleo de teca. Este produto fortalece, nutre e hidrata a madeira, protegendo-a das agressões climatéricas, além de manter a sua cor natural.

Cuidados com os móveis de Metal

O problema deste tipo de mobiliário de exterior é a humidade, que pode provocar oxidação, como no caso do ferro. Se isso acontecer, a ferrugem deve ser retirada com uma escova de metal, deve aplicar-se um spray antioxidante e deve pintar-se a zona em causa. Antes de serem guardados, os móveis devem ser limpos com um desengordurante e muito bem secos.
Os móveis de alumínio, no entanto, resistem muito bem às condições climatéricas extremas, mas não aos produtos de limpeza abrasivos e podem ficar riscados se forem empilhados. É recomendável aplicar um óleo lubrificante específico antes de os cobrir e/ou antes de os guardar em zona coberta.

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos
  • 12,50

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos
  • 7,95

El Corte Inglés

proteger os moveis no inverno

Ver Produtos
  • 4,60

Vime e Fibras Naturais

Os móveis de fibras podem ser aspirados para remover o excesso de pó e de seguida limpos com uma solução de água e detergente, um pano húmido – não ensopado – e uma escova de cerdas macias para retirar a sujidade nos intervalos dos filamentos. É fundamental remover muito bem a humidade antes de os cobrir ou de os guardar porque, à semelhança da madeira, as fibras naturais podem também criar fungos que alteram o seu aspeto.

Plástico e Resina

Embora suportem o frio e a humidade, este tipo de mobiliário descolora com a exposição ao sol. Convém lavá-lo bem com um produto de limpeza de qualidade no final da temporada de verão, já que, depois de incrustadas, as manchas são muito difíceis de remover. Depois deste primeiro passo, basta cobrir o mobiliário para uma conservação correta.

Fibras Sintéticas

Os móveis de exterior feitos com materiais sintéticos, como os de polietileno, podem ser deixados no exterior, no terraço ou no jardim, uma vez que são totalmente resistentes às condições atmosféricas, resistem à chuva e à neve e não apodrecem nem criam fungos. Podem também ser limpos com água, detergente, umas gotas de amoníaco e uma escova para eliminar a sujidade que se instala no entrançado. É recomendável tapá-los com capas para se manterem secos e para poderem ser usados assim que o tempo o permita.


Resumindo, proceder a cuidados com móveis de exterior, como limpar, aplicar produtos de conservação adequados e guardar os móveis tapados com capas apropriadas, garantem a duração dos móveis de exterior por muitos anos.